Conduzindo um ensaio fotográfico

Conduzir um ensaio fotográfico é uma das dificuldades mais comuns entre quem está começando. Depois de aprender a parte técnica, você precisa aprender a parte de se relacionar com os clientes e nisso entra a condução de modelo. É provável que aqui nesse post eu não cubra todas as dúvidas, já que elas surgem no momento, entretanto tentarei deixar tudo bem claro para reduzir elas quando vocês estiverem realizando o ensaio.

 

A primeira coisa que você deve ter em mente é que existem 2 tipos de pessoas: as introvertidas e as extrovertidas. Lidar com uma pessoa extrovertida vai ser muito mais fácil, já que ela provavelmente vai criar suas poses e não ficará tímida para por em prática as que você pedir. Com as introvertidas você precisará criar uma certa liberdade, então o começo do ensaio vai ser mais difícil, porém insista! Tente conversar e deixar ela a vontade que depois de um tempo tudo fica mais simples e as ideias irão fluir mais naturalmente.

Algo que eu sempre faço antes de começar as fotos é perguntar se existe algum “limite”. Algumas pessoas que não gostam de sentar onde está sujo, de deitar na grama, de se molhar… então pergunte se ela se incomoda com tais pontos para ela não acabar fazendo algo que não quer apenas por comodidade. Qualquer outra dúvida que você tiver: pergunte! A comunicação é o principal passo para que a condução ocorra bem. Se possível já entre em contato com a modelo antes para discutirem ideias e gostos, assim você já vai com tudo preparado.

IMG_7867

Jamais – jamais mesmo – peça para a pessoa agir naturalmente ou fazer o que ela quiser. Se a pessoa for extrovertida ela já fará isso naturalmente, se ela for introvertida, precisará de um guia, que será você. Se quer que a pessoa aja naturalmente peça para ela focar um ponto no infinito, olhar para o horizonte, fechar os olhos, se apoiar, deixar o corpo mais solto… enfim, são diversos pontos que irão mudar de acordo com a pose idealizada por você.

Algo que também temos que controlar são as trocas de roupas. Tente fazer isto quando for mudar de cenário mas também pergunte para a modelo, logo no começo do ensaio peça para ver as roupas para conseguir se organizar melhor e fazer com que o cenário e a pessoa tenham uma harmonia maior. Algo que sempre costumo falar é que se uma pessoa com roupas mais urbanas for fotografar em um lugar com natureza não vai combinar, então tente já antes do ensaio passar algumas dicas sobre o vestuário e acessórios, caso você pretenda usar algum.

E mesmo existindo tantas diferenças entre modelos, o diferencial realmente vai ser você! Não tenha vergonha de pedir, de puxar assunto, realmente se solte e depois deixe a prática fazer seu trabalho. Quanto mais ensaios você fizer mais você vai se acostumar a conduzir, tente começar fotografando amigos e conhecidos para treinar e depois procure trabalhos profissionalmente, assim quando você começar já saberá como fazer a tal condução. Treinar é mais do que essencial.

Por fim, para você terá que ter ideias para passar para a modelo. Não adianta nada você ser comunicativa e conseguir se relacionar bem se não tiver o que falar, então pesquise! Entre no Pinterest, Tumblr, We Heart It ou até mesmo faça uma pesquisa nas imagens do Google para ter algo como inspiração. Se possível mostre as fotos que você gostar para a modelo para saber também sobre sua opinião.

 

Bom, o post de hoje foi bem básico, falei mais ou menos sobre coisas que eu tenho feito para conseguir conduzir melhor as modelos. No começo é realmente difícil e você vai achar que está fazendo algo de errado, mas relaxa que com o tempo e muito treino você se acostuma.

Para terminar vou deixar aqui uma música do Don Diablo, todo mundo deveria escutar isso ❤

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s