Como edito minhas fotos

Esse é o segundo post que estou fazendo sobre o tratamento que dou para minhas fotografias (para ver o primeiro clique aqui), mas já faz um tempo desde o último e o conhecimento que eu adquiri já está bem maior. Muitas coisas mudaram, inclusive eu mesma.

Para facilitar a explicação que infelizmente não será tão completa, já que edição é algo bem visual, vou separar o processo que faço em 3 partes, sendo elas:

  • Base
  • Ajustes
  • Finalização

Os dois primeiro tópicos realizo no Lightroom e o último no Photoshop. Existem programas parecidos e que podem substituir eles? Bom, até existe, mas caso você queira começar a trabalhar com fotografia é inevitável migrar para eles algum dia, então se você tem interesse nessa área vá atrás tanto para baixar quanto para adquirir no mínimo conhecimentos básicos.

Pretendo fazer um vídeo mais para frente e postar no canal, como já disse: edição é visual, mas por enquanto ainda não consegui fazer um que me agradou. No primeiro post eu expliquei alguns passos, como por exemplo como remover manchas e olheiras, como ajustar as cores… mas nesse vou mostrar o processo que eu faço mesmo e, caso queiram, eu explico depois os passos da edição separadamente.

Chega de falar e vamos para o que importa:

Base 

O que seria uma base? Nada mais é do que o seu ponto de referência para toda sua edição. Começar do zero é muito mais complicado e frustante do que imaginam, mexer cor por cor, ajuste por ajuste… pode nem sempre te levar para o resultado esperado.

No Lightroom existem presets, que são conhecidos popularmente como filtros. Eles são encontrados gratuitamente ou pagos na internet, então após ter o Lightroom instalado no seu computador você deve ir atrás deles. É possível também criar os seus próprios e deixar salvo, mas mesmo nesse processo você terá algo criado por você mesmo para ser sua base no futuro.

Eu sempre usei os do VSCO, tenho do film 01 até o 06, porém costumo usar apenas o 01 e 02 por proporcionar cores mais naturais e permitir que eu faça mais mudanças para deixar com minha identidade. Arrisco colocar efeitos mais fortes, como os do film 03, apenas em fotos que são para mim mesma, já que corre o risco do cliente não gostar do seu trabalho por conta das cores.

Voltando: com os presets no computador, você deve ir na aba revelação e, simplesmente, testar. Passe o mouse por cima, olhe no canto superior esquerdo e clique nos que te agradam, até achar o que fica melhor com a foto. Essa será a sua base.

Infelizmente você não poderá usar o mesmo filtro para todas as fotos do ensaio, já que a luz e as cores irão mudar conforme você muda de lugar, mas adicione o filtro escolhido naquela sequência de fotos em que só se mudou a pose, por exemplo, e deixe para alterá-lo apenas nas que realmente estão diferentes. Abaixo tem 4 fotos do mesmo ensaio mas cada uma com um filtro base diferente:

Ajustes

Agora que você já tem uma base você vai precisar fazer modificações de acordo com o que a foto pede e com o que você gosta. Eu faço no Lightroom mesmo por achar mais prático, porém se você tem facilidade com o Photoshop fique a vontade para já passar para ele.

O que eu costumo ajustar:

  • Diminuir realces
  • Diminuir sombras
  • Aumentar nitidez
  • Remover a cor dos ruídos (apenas a cor, eu não removo os ruídos)
  • Remover desvios cromáticos – principalmente os rosas
  • Alterar os tons de verde
  • Aumentar a luminância do laranja e do vermelho
  • Diminuir a saturação do laranja e do amarelo
  • Retirar pequenas imperfeições, como manchas e espinhas
  • Recortar e ajustar o horizonte da foto

Esses itens são os que eu faço em todas as fotos, sem exceção, se quiserem posso passar mais ou menos os números que deixo cada item, só pedir nos comentários, mas não acho tão necessário porque é difícil manter um padrão quando se trata de fotografia.

Isso são coisas que eu gosto, os outros ajustes dependem do que a foto pede mesmo, podendo ser um aumento da exposição, diminuição de contraste, aumento dos pretos, diminuição da luminância do azul… tudo depende muito.

lightroom.png
exemplo de edição e exposição dos mecanismos

Não se esqueça de na hora de salvar a foto deixar ela com a melhor qualidade possível, como se vê no print abaixo:

3

Queria apenas lembrar que a qualidade de pixels por polegada pode alterar dependo do uso que você vai dar para a foto, um e-mail, por exemplo, talvez não suporte tanto, mas caso você queira realizar impressões é necessário os 240 pixels.

Finalização 

Esse é o momento que eu abro a foto no Photoshop. Admito que da um pouquinho de trabalho, mas para quem mexe com mídias sociais é essencial para você postar as fotos em alta resolução.

Eu sigo um padrão de edição nele também:

  • Retiro imperfeições maiores, como olheiras, celulites ou grandes manchas
  • Dou um shift+ctrl+x e ajusto detalhes, como má postura ou alguma gordurinha
  • Adiciono mais nitidez à foto com o smart sharpen

Esses três itens eu sempre faço, apenas o segundo que talvez você possa pular, mas a adição de mais nitidez é um passo essencial (pelo menos para mim).

Quero deixar claro aqui que eu não gosto de impor padrões de perfeição nem nada do tipo. “Ah, mas você tira celulites”, “Se não quer impor padrão por que emagrece a modelo?”” Qual o mal de ter espinhas e olheiras? É natural”… Antes que frases do tipo apareçam nos comentários vamos deixar claro algumas coisas:

  1. A pessoa está feliz com as celulites dela (por exemplo) para postar na Internet?
  2. Em algum momento eu disse que emagreço alguém?
  3. Espinhas não são naturais e olheiras muitas vezes também não.

O que eu faço é apenas com que a pessoa olhe para a foto e não note nas imperfeições que sem querer apareceu, mas note na sua beleza. Eu não emagreço ninguém, apenas arrumo aquelas gordurinhas localizadas, como quando a pessoa fecha o braço e fica saltado na região da frente. Sobre a má postura: ajustar ela realmente melhora a foto umas 1000x, eu abaixo um pouco a região dos ombros e arrumo lordoses e cifoses.

Não apoio que se faça nada em exagero no Photoshop. Não tem coisa que eu incrimino mais do que aquelas peles com muito blur, modelos que parecem que tiraram 5 costelas de tão fina suas cinturas e pessoas que – pasmem – possuem nada de olheiras. Deixe tudo o mais natural possível e faça ajustes maiores apenas com permissão de quem foi fotografado. O que faço nas minhas fotos é tão sutil que dificilmente se percebe alguma manipulação na imagem.

Entretanto, assim como no Lightroom tem coisas que a foto pode pedir. É bem difícil eu sair desse padrão, mas ultimamente tenho concertado bastante céus estourados. Você tirou aquela foto linda mas estava muito claro e o céu saiu todo branco? Arrumar isso é simples. Caso queiram posso ensinar a você também a fazer isso e alguns outros detalhes, como adicionar raios de sol ou luzes ao fundo, retirar pessoas intrusas do cenário, mudar cores… porém isso é assunto de outro post. Se quiserem aprender a ajustar o céu como na foto abaixo eu aprendi seguindo esse vídeo aqui.

antes e depois edit.png

E para postar a foto com uma qualidade melhor no Facebook eu sempre salvo ela em PNG na melhor resolução possível, assim quando você posta ela a perda é bem pequena.

 

O post foi bem resumido mesmo, apenas para passar uma noção geral da edição que eu faço, então qualquer dúvida gritem para mim nos comentários (como já falei algumas vezes ao longo do post). Eu sempre estarei disposta a ajudar vocês ❤

Eu prometo que um dia o vídeo sobre edição sai algum dia, tenham paciência comigo! E também queria falar que tem um post sobre erros de edição aqui para quem quiser ver.

E para música do final agora vou começar a por apenas cantores e bandas que fazem parte da Line Up do Lollapalooza para comemorar que falta apenas 1 mês para eu me reencontrar com o melhor festival c:

 

 

 

Anúncios

3 comentários sobre “Como edito minhas fotos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s