Guia do Instagram: o que eu faço para crescer?

Crescer, crescer e crescer. Quem trabalha com mídias sociais (ou pretende começar a trabalhar) sempre está com essa palavrinha em mente. O problema é que nem sempre é fácil alcançar os x seguidores que deseja ou as y curtidas. Por isto decidi trazer algumas dicas para vocês que pretendem ter suas metas para o Instagram cumpridas.

Um tempo atrás também chegou uma febre de organizar o perfil. As pessoas colocam sempre o mesmo filtro, tiram fotos com fundos parecidos, fotografam coisas sempre da mesma cor… para assim todas as fotos ficarem em harmonia entre si. Não vou simplesmente ignorar essa nova moda, pretendo ajudá-los com a organização também, já que ter um perfil bonito é uma das maneiras de fazer seus números crescerem.

Além de deixar seu Instagram arrumadinho, aliás: o jardim que chama as borboletas, algumas coisas básicas podem fazer com que te encontrem naquela rede social repleta de usuários que lutam para ter um pouquinho para si também, essas coisas darão o seu espaço.

Vale lembrar que essas são dicas que tem funcionado para mim, você não vai aumentar seus seguidores do nada, é sim um processo a longo prazo. Atualmente tenho ganhado de 10 a 15 seguidores novos por dia seguindo as dicas desse post, tenho mantido a maioria também, mesmo com um número não tão grande ainda elas são extremamente relevantes e, para você que não sabe por onde começar, são esses os primeiros passos. Pesquisei em blogs maiores e muitas dicas são parecidas com as minhas também, o que aumenta a credibilidade do que falei aqui. A 18.1 na minha opinião é a mais importante.

Então vamos começar falando delas para, no fim, dar uma ideia para vocês no quesito organização:

1- Tags 

As tags não existem atoa, elas servem para marcar sua foto em assuntos específicos, por exemplo, se você fotografou um livro coloque #livro, assim aqueles que procuram fotos com esse tema irão te encontrar facilmente. Caso a pessoa goste da sua foto ela provavelmente entrará no seu perfil e, se gostar das outras, vai te seguir.

Capriche muito nas fotos, elas que serão seu outdoor.

     1.1- Tags de divulgação

Existem tags de Instagrams de divulgação, eu conheço apenas os de fotografia, mas uma pesquisa rápida na internet e você encontrará para todos os assuntos. Vou deixar aqui as 3 que são minhas preferidas. Lembrando… use essas tags apenas se seguir os perfis a que elas pertencem: #parededevidro (@parededevidro) – #jardimfotografico (@jardimfotografico) – #detrasdasnuvens (@dtrasdasnuvens).

     1.2- Visite

Além de colocar as tags nas suas fotos é muito importante que você interaja nelas. Esse é o grande segredo, sempre tem gente por lá interagindo. Use 10 minutinhos do seu dia para olhar as fotos de outras pessoas e seus perfis também, isso fará com que você seja visto. Jamais siga quem você visitar apenas esperando que ela te siga de volta, mas nada te impede de curtir as fotos que gostou porém não querer seguir a pessoa por seus motivos, você ganhará visibilidade da mesma maneira, mas sem incomodar o próximo com aquele um follow-unfollow. Provavelmente a pessoa vai monitorar isso e perceber o que está ocorrendo, o que “suja” sua imagem no meio.

     1.3- Apps 

Existem também alguns apps que basta você colocar o assunto da sua fotos que ele te dá as tags mais usadas. Com um ctrl c ctrl v simples sua foto ganhará muitas curtidas rapidamente.

Os que recomendo são: Tag It (apenas Android), TagsForLikes (ambos) e Tagomatic (apena iOS – esse pesquisa as tags mais usadas do momento). Alguns deles disponibilizam algumas como #tagsforlikes, evite pegar essas,  selecione quais você vai usar.

2- Instagrams de divulgação

Como já falei no tópico 1.1, existem diversos perfis de divulgação de diversos assuntos, siga eles e tente aparecer por lá. Um perfil com 60 mil pessoas seguindo rende em média 250 seguidores novos para você em um único dia, somando outros a longo prazo.

Normalmente as fotos são selecionadas por meio das tags, mas pode ser também via direct ou em grupos no Facebook, descubra e vá atrás do seu espaço.

3- Explorar 

A aba explorar não existe atoa, essa mesmo que você está pensando, com um desenho de lupa. Lá tem as fotos mais curtidas e também fotos de pessoas que possuem interesses em comum com você. Curta essas fotos, visite as pessoas e você verá o retorno aparecer, assim como fará no tópico 1.2.

4- Comente

Já falei muito de curtir fotos de quem você não conhece, mas lembre-se de comentar também naquelas que você tiver algo a acrescentar. Não saia spamando “linda” em todas as fotos possíveis, leia a legenda, escreva algo relevante, pode ter certeza que assim irão te ver.

Quem é visto é lembrado.

Claro que se você achar a pessoa linda pode sim comentar “linda”, mas não faça isso de modo automático apenas pelo retorno. Além de ser algo um tanto egoísta pensar só no que vai receber em troca, o próprio Instagram bloqueia quem faz muitos comentários repetidos ou, pelo menos, semelhantes.

6- Localizações 

Admito que era muito fã daquele mapa que mostrava onde você já esteve, infelizmente ele foi retirado, mas a ferramenta de marcar onde estava na hora da foto continua existindo. Assim como nas tags as pessoas podem te encontrar por lá, então nunca se esqueça de preencher aquele espacinho, principalmente se você for viajar, já que este é o real motivo de acessarem locais. Se eu fosse para a Disney, com certeza pesquisaria lá “Disney” tanto para conhecer mais quanto para me inspirar nas fotos.

7- Marque 

Tirou foto com a roupa da loja x? Marque ela. Lá no perfil da loja sua foto ficará na aba de fotos marcadas e muita gente que tiver interesse de comprar nela vai passar por lá. Como em toda ocasião… se sua foto for boa chamará a pessoa para seu perfil.

Caso já tenha um número grande de seguidores, você pode ter outras vantagens com isto, como exemplo a loja te ver e decidir fazer parcerias, mandar mimos ou até mesmo pagar para você postar para ela. Pode acontecer também da loja gostar de sua foto e postar em seu perfil, o que será uma boa divulgação.

Além de marcar lojas, lembre-se de sempre marcar seus amigos ou outros perfis relevantes.

8- Público alvo

Com tantas pessoas na mesma rede querendo um espaço, como você vai conseguir conquistar seu público?

O segredo de tudo é sempre postar fotos bem feitas, com um bom enquadramento, boas cores, edição legal… como já disse: o jardim chama as borboletas. Mas o que suas fotos irão passar para seus seguidores? O meu Instagram, por exemplo, tem o foco em ensaios fotográficos, logo meu público será composto de pessoas interessadas em fotografia. Defina o seu também e verá como as coisas vão fluir mais naturalmente, seja sobre maquiagens ou literatura, as coisas simplesmente vão andar.

Você pode sim postar sobre outras coisas mesmo com um assunto certo definido, mas mantenha o foco no que rende um maior engajamento. Mudar muito o estilo das fotos de forma drástica pode fazer com que você perca muitos seguidores.

9- Horário 

Existe um mecanismo do próprio Instagram que é deixar ele em perfil comercial (basta você ter uma página no Facebook), nele tem diversas informações, inclusive a hora em que seus seguidores estão mais ativos. Será nesse horário que você irá postar.

Muitas vezes aquela foto que você amou não rendeu tantos likes não por não terem gostado, mas porque ela não foi vista. Ela se perde no meio de tantas outras fotos e seus seguidores nem chegam a vê-la, por isso é tão importante postar nos momentos certos.

Mas no que isto vai me ajudar a crescer? Bom, existe uma abinha chamada “seguidores” logo ao lado das notificações, algumas pessoas – eu, por exemplo – a utilizam, quando alguém curtir sua fotos ela aparecerá e terá um maior destaque lá. Além de que manter a interação em suas fotos é até mais importante do que apenas mais gente te seguir, de nada adianta ter 9 mil followers e 50 curtidas, sem contar que sendo visto você será lembrado.

Caso você não tenha uma página: os melhores horários costumam ser às 12 e às 21 horas.

10- Poste

Não adianta querer mais se você não manter o Instagram atualizado. Se te seguiram para ver suas fotos, é porque querem ver suas fotos. Parece óbvio, mas muitos esquecem de manter uma frequência nas postagens, o que prejudica e muito o crescimento. Fique uma semana sem publicar nenhuma foto e conte quantos seguidores perdeu. Serão vários te garanto.

Além de manter os seguidores que você já tem com isto, cada foto postada tem diferentes chances de visibilidade em diferentes locais. Sempre que uma for postada você chamará novas pessoas para seu perfil. O ideal para mim é 1 por dia, 2 já acho meio cansativo e menos é pouco. Caso não consiga ter fotos para a semana inteira poste ao menos dia sim dia não.

11- Legendas

Muitas pessoas (muitas mesmo) não colocam absolutamente nada de legenda, nem aquele emoticon de quando se está sem ideias. A falta de legenda ocasiona em uma diminuição na interação, então jamais deixe sem nada.

O melhor mesmo é escrever algo que influencie as pessoas a comentarem, como por exemplo fazer perguntas ou então escrever algo relevante, dar alguma informação, contar sobre seu dia… mas escrever em excesso também é ruim, poucos lerão até o final, aquelas 4 ou 5 linhas básicas já agradarão seu público. Caso esteja sem ideias a internet está repleta de frases fofinhas para você usar em suas fotos.

legendas

12- Divulgue

Divulgação é a alma do negócio e não é diferente nesse caso por se tratar de uma rede social.

Mas como e onde eu posso divulgar? Bom, primeiramente você deve atrair conhecidos, então divulgue em suas redes pessoais, pode ter certeza que muita gente não te segue por não conhecer seu perfil. Depois você deve ir atrás de desconhecidos, nesse ponto você terá que ser persistente, infelizmente conquistar alguém com divulgação não é fácil, porém sempre lembre que nem que você consiga uma única pessoa nova já é alguém que quer te acompanhar. Valorize. Publique suas fotos em grupos do Facebook e do Google+ que tenham relação com o tema do seu perfil e deixe seu link junto, também existem grupos de divulgação só sobre Instagram. Procure fazer isso publicando um print do seu perfil junto com link.

Venda seu peixe.

13- Anuncie 

Caso mesmo seguindo todos esses pontos você não esteja conseguindo os resultados esperados, pague para a plataforma.

Muitas vezes não temos o alcance desejado justamente para sermos obrigados a pagar por mais, porém não faz mal nenhum ceder nem gastar um pouquinho do seu dinheiro para algo que vai te recompensar, os anúncios não costumam ser caros, com 16 reais você alcança em média 6 mil pessoas.

Se você decidir anunciar lembre-se de ter uma boa foto, que passe alguma informação, com uma legenda objetiva e chamativa, que influencie ao máximo que te visitem. Evite coisas como “Venham conhecer meu Instagram“, procure ser útil como em “Quer aprender mais sobre fotografia? No perfil do blog opauco você encontra dicas incríveis!”.

14- Sorteios

Se você não quer esperar o crescimento a longo prazo e quer novos seguidores de imediato, nada melhor do que fazer um sorteio.

Sorteie algo legal e que tenha a ver com o seu foco do perfil, eu, por exemplo, sortearia itens de fotografia, se seu perfil for de literatura, sorteie livros… e por aí vai. Coloque cerca de 3 regras, apenas o essencial para atrair novas pessoas, o que eu recomendo é (1) curtir a foto oficial, (2) seguir o perfil no Instagram e (3) marcar 3 amigos – podendo fazer vários comentários porém com amigos diferentes e contas reais. Você pode sim adicionar mais, porém quanto maior o número de regras há uma maior chance de não participarem, então evite por mais que estas.

No período em que o sorteio acontecer você vai ter que se esforçar para manter esses novos seguidores e não levar aquela chuva de unfollows quando ele terminar. Então use das outras dicas: interaja, poste, influencie, mantenha o foco e capriche nas fotos.

15- Controle

Para ter uma melhor noção sobre estar ou não tendo resultados você deve controlar quantos seguidores ganha ou perde por dia. Para isto use aplicativos, o que eu gosto é o Followers, mas existem diversos. Ele além de mostrar quem te seguiu ou deixou de seguir também mostra quem não te segue de volta e aqueles que você não segue de volta.

16- Foto de perfil e biografia

Esse ponto é outro que não dão muito valor mas faz muita diferença. A foto de perfil tem que ser alguma chamativa, bem produzida, iluminada… enfim, que se destaque no meio das outras, assim quando você curtir fotos em tags, por exemplo, quando a pessoa ver as notificações vai logo olhar para você.

A biografia serve para a pessoa ter uma base de quem você é, ela deve ser pequena e objetiva, de preferência faça em tópicos. Evite usar muitos emoticons para não deixar aquele espacinho pura poluição visual. Na minha tem apenas 3 tópicos, sendo o primeiro algo sobre mim (dona do blog opauco), o segundo a minha cidade e o terceiro meu e-mail para contato. Se seu Instagram ainda é pequeno não acho necessário colocar o tópico de contato, mas a partir dos mil seguidores, se você trabalha com outra mídias, acho importante sim. Para deixar um tópico abaixo do outro basta fazer primeiro no bloco de notas do seu celular, copiar e depois colar para lá.

17- Histories 

Recentemente o Instagram adicionou o novo mecanismo de publicar histórias. É bem parecido com o snapchat e você pode postar fotos e vídeos.

Manter sempre algo por lá ajuda com a interação com seu público e te faz ficar mais próxima dele, ajudando principalmente a manter seguidores no lugar de ganhar novos, mesmo com algumas histórias ficando expostas na aba explorar.

Tente postar coisas do seu dia a dia, fazer vídeos conversando, publicar perguntas, dar sugestões de livros e músicas… enfim, coisas do seu dia-a-dia que você acha interessante. Eu gosto muito de lá porque meio que desfaz a imagem de vida perfeita que criamos com nossas fotos.

18- Organize 

Como já falei no começo: organizar o Instagram virou febre. Acontece que muita gente segue dicas soltas que encontram pela internet, principalmente no facebook, e acabam piorando a qualidade do que postam no lugar de melhorar.

Para mim ter um perfil organizado é ter um perfil harmonioso, e para isto você não precisa seguir mil regras diferentes. É na hora que você olhar as fotos como um todo elas se encaixarem e passar um boa primeira impressão, o que conta (e muito) se você quer atrair novos seguidores. E mesmo não tendo que seguir mil regras, algumas coisas vão te ajudar se você quer começar a organizar.

     18.1- Boas fotos 

A melhor dica é (e sempre vai ser) você tirar boas fotos. Caso queiram ler algo mais completo nesse post aqui dou dicas de como melhorar seus cliques de forma simples e, caso você fotografe com o celular há um próprio para isto aqui. Mas vou fazer um resumão para vocês agora.

Uma boa foto é aquela com uma boa iluminação, nitidez, enquadramento, sem muitos granulados e que passa a mensagem que você deseja. Claro que algumas fotos do seu cotidiano talvez saiam desse padrão, tipo uma de uma saída com os amigos ou de algum show, mas não se restrinja, poste mesmo assim! A maioria das fotos devem ser boas e você não pode pecar naquelas planejadas, porém o sentido da fotografia sempre foi guardar memórias, não deixe de guardar as suas na rede por medo de levar alguns unfollows. Voltando ao assunto: se você manter as fotos sempre bem “feitas” pode ter certeza que seu perfil já terá uma ótima qualidade e aí você poderá optar por seguir ou não os próximos passos, o que eu já digo: restringe um pouco sim o que você posta.

Fotos bonitas por si só já atraem pessoas em diversos dos items anteriores: nas tags, na aba explorar, quando você divulga… tudo vai depender delas, então se esforce em melhorar nesse ponto principalmente.

     18.2- Alterne

Depois que você já tem boas fotos para organizar você terá que alternar o que posta. Vai dizer que não é cansativo entrar num perfil que só tem selfie? Algumas pessoas até fazem um planejamento tipo o da imagem abaixo, deixei um que eu fiz para vocês caso queiram seguir, porém acredito que não seja necessário postar nessa sequência à risca.

modelo-instagram

Onde eu deixei um X é porque vai depender de cada um, já que deixo esse espaço reservado para o que rende mais curtidas e interação. No meu caso selfies e fotos minhas de corpo inteiro são as fotos que mais possuem alcance, então são elas que eu postaria lá. Você sempre deve pensar em agradar seu público, se eles gostam desse tipo de foto poste mais desse tipo para ele.

Como já disse, não é necessário seguir certinho esse modelo, é apenas uma base, porém evitem fazer com que fotos do mesmo estilo coincidirem na lateral ou vertical, deixa uma separação entre elas.

   18.3- Tipos

Existem diferentes maneiras de organizar o perfil, coloquei abaixo as que acho que são as mais usadas e mais relevantes, que são: por cores, por fundo, por bordas e por efeito. Eu me adaptei melhor com as bordas.

cores.png
Fotografar sempre coisas que possuem cores semelhantes.
fundo.png
Utilizar fundos sempre das mesmas cores, no caso desses perfis: branco.
bordas.png
Usar bordas – ou todas na vertical, ou todas na horizontal, ou intercalando. App: Instasize.
efeitos.png
Colocar sempre o mesmo filtro – provável que você tenha que fotografar tons parecidos também.

Todos tem seus prós e contras, a maioria acaba te limitando um pouco para postar certas fotos, como exemplo: se você está fazendo um feed verde e tira aquela foto linda com tons de azul, terá que guardá-la para outra ocasião. Apenas o usar bordas que não te limita, mas nesse tipo você não pode participar dos Instagrams de divulgação, já que sua foto nunca será escolhida nas tags pois recortá-la para repostar quadrado tira a qualidade da imagem.

 18.4- Apps 

Eu particularmente não uso nenhum app para me ajudar a organizar a ordem que vou postar as fotos. Como a única coisa que faço é colocar uma na vertical e uma na horizontal com bordas, não existe aquela dúvida: vai ficar bom ou não? Porém o aplicativo que mais vi o pessoal recomendando pela internet é o Unum, disponível apenas para iOS, ele é como se fosse um perfil do Instagram, você coloca a foto, enfileira, muda, testa… até achar a sequência desejada. Para ambos, iOS e Android, vi muitas indicações do Feed Master.

Algumas pessoas para se organizar também criam uma conta a mais e a trancam para só ela ver e lá faz os testes, eu acho o aplicativo mais interessante, mas em casos do tipo seu celular estar sem memória fazer isto é a solução.

 

E depois de 18 e um pouquinho de dicas acabamos o post! Tentei reunir o máximo de informações possíveis para tentar facilitar o crescimento de vocês, também tentei deixar bem claro o porquê de elas funcionarem.

O que você tem que por em mente é que nem sempre tudo vai vir fácil e da maneira que você desejar, então persista e continue postando que garanto que uma hora você vai alcançar sua tão sonhada meta. Um tempo atrás eu jamais imaginaria que chegaria ao que tenho hoje, que são 2400 seguidores, chegou sem eu perceber e mesmo não sendo 10, 20 mil… sou muito agradecida a todos que estão lá me acompanhando. Valorize!

Para quem já tem uma quantidade razoável de pessoa é só continuar postando que o crescimento vem naturalmente, se não garanto que esses passos vão ajudar vocês. E eu realmente espero que ajude.

Qualquer dúvida estou à disposição nos comentários. Ah, não esqueçam de dar uma passadinha no meu: @biaaltemari

Post ficou comprido então hoje não vamos terminar com música, mas vou deixar aqui um desenho feito por mim para refletirem:

insta capa

 

 

 

 

Anúncios

8 comentários sobre “Guia do Instagram: o que eu faço para crescer?

  1. Li tudo, adorei as dicas! Eu costumo usar o mesmo filtro pra deixar as fotos parecidas, mas só isso nem sempre funciona. As fotos precisam ter o mesmo tom, e às vezes ainda fica diferente. Uma dica legal é procurar no We♥It ou Pinterest dicas de edição com o VSCOCam ou algum outro aplicativo, e tentar padronizar com os filtros encontrados por lá. eu tenho uma pastinha no We♥It com filtros do VSCOCAm, caso queira ver: http://weheartit.com/sorrisodecheshire/collections/118352899-vscocam-filter

    Eu usava um desses sites de descobrir quem te deu unfollow, os horários com maior engajamento, esse tipo de coisa… mas parou de funcionar para o Instagram. Meu número de seguidores está paralisado em 240, às vezes chega a aumentar, às vezes diminui, mas sempre volta para esse número. Chega a ser frustrante isso hahah’

    Sobre as tags, eu não gosto muito de usar muitas, mas vou passar a utilizar de grupos de divulgação, acho uma otima forma de conhecer pessoas novas também ^-^

    Bjs!
    http://www.31demarco.com/

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eu uso um dos aplicativos e tá funcionando normal pra mim hahaha e pegar inspirações é sempre bom! Obrigada por compartilhar sua pastinha com a gente ❤ eu também não gostava de usar tags mas é ótimo viu! Só usar as certas c:

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s